Ano Novo, vida nova?

To-DoMais uma vez, é fim de ano. Como muitos gostam de falar, é época de recomeçar, renovar as esperanças, velhas promessas…

Opa! Renovar promessas?

É isso o que acaba acontecendo todo ano. Sempre vamos parar de fumar, beber, entrar na academia, tentar ser uma pessoa melhor. Na verdade, estamos tentando cumprir as nossas primeiras promessas, que sendo otimista, são de uns 10 anos atrás (pare pra pensar quando foi que fez a primeira promessa de ano novo? Tempo, né?). E agora o ciclo recomeça…

Algumas pessoas vão além. Não basta apenas fazer os votos do ano novo, tem que seguir o calendário Brasileiro das coisas: “O ano só começa depois do carnaval“, ou tendo um pouco mais de vergonha na cara diz “Semana que vem eu começo“. Muitas vezes já tive a filosofia da “Semana que vem” ou “Amanhã começo”…ninguém está a salvo disso, pois temos o amanhã como muleta. Tudo fica mais fácil colocando uma data futura como ponto inicial, ainda mais se essa data futura for bem distante…e sempre temos o amanhã para consertar as coisas.

Vou dar um exemplo: Todos nós queremos uma vida melhor, mas para isso, devemos sacrificar muito do nosso tempo para melhorar nosso currículo e estar capacitado. Um ponto inicial para muitos seria a faculdade, mas o cidadão só pensa nesse requisito quando as aulas já começaram e então tudo fica para o semestre/ano que vem. Até aí tudo bem, já que não tem como o cara começar a faculdade depois. Mas enquanto isso, qual seria a dificuldade em começar um curso complementar? Hoje faculdade não é diferencial, e pós-graduação está deixando de ser, e elas por si só não não grande coisa. Cursos dentro da área ou de idiomas já ajudam a pessoa a ter uma noção melhor de onde está se metendo e se é isso mesmo que quer.

PensandoNo meu caso já superei um pouco dessa síndrome do amanhã. Então a única coisa que pretendo para o próximo ano é melhorar o que já faço. Por exemplo, vou melhorar minhas metas de leitura, meu foco em estudos e a atenção para a família.

“Ué? Não é a mesma coisa que fazer promessas para o próximo ano?”

Depende. Não estou prometendo nada. Simplesmente vou melhorar aquilo que já faço, então não é tão difícil assim. O problema todo está no começar, e depois que criamos o hábito, melhorar fica muito mais fácil. Percebi isso quando vou começar a estudar, pois os primeiros 30 minutos são fundamentais para dar aquela imersão. Até chegar na imersão, tenho vontade de lavar a louça, fazer a barba, arrumar a mesa, enfim…tudo menos estudar. Depois que a vontade de tudo isso passou, as horas seguintes voam e os resultados são maiores.

Agora que já desabafei quase tudo o que podia sobre o assunto, vou colocar aqui minhas metas para 2014, já que não há data melhor para fazer isso =]

  • Ler mais: Esse ano deixei um pouco a Literatura de lado por causa dos estudos, mas sempre estava dando uma olhada aqui e ali, para relaxar um pouco. Pretendo ler mais aos finais de semana, pois o tempo é maior e é possível encerrar livros de 150-200 páginas em apenas um dia. Dizem que não há coisa melhor para relaxar!
  • Ver mais filmes: 2013 foi um ano praticamente perdido para mim em relação ao cinema, mas consegui reverter este quadro neste final de ano onde consegui ver alguns filmes sensacionais. A ideia é conseguir matar algumas listas dos melhores filmes, como as “Listas Descaralhantes” do Papo de Homem ou as indicações do RapaduraCast.
  • Ter um pouco mais de disciplina na Língua Alemã: Tenho dedicado pouco tempo no aprendizado do Alemão. Vou montar meu plano de estudos e creio que consigo adaptar meus estudos no trajeto do trabalho, de forma que posso treinar apenas a pronúncia em casa.
  • Otimizar meus horários de estudo: A maior parte dos itens acima não serão possíveis se eu não der uma otimizada nos meus horários de estudo. Hoje uso todo o meu tempo livre pra estudar, mas vi que não está tão eficaz quanto poderia ser. Vi que é possível estudar apenas 16h por semana e ter um resultado melhor do que a maratona que venho fazendo hoje. Tempos menores porém mais aproveitados geram resultados mais visíveis.
  • Descansar mais: Seria possível estudando Cisco, Alemão, lendo, vendo filmes e treinando? Claro. Descansar não é apenas ficar deitado na sombra e pensando na vida. Já fiz muito isso, mas nada supera uma mente relaxada. O simples fato de mudar de ambiente já ajuda muito. Ler ajuda a relaxar, imaginar, viajar. Treinar relaxa o corpo e a mente. Curtir a família completa tudo isso.

Bom, é isso aí. Quem sabe não faço um feedback trimestral sobre o andamento dessas metas (veja bem, são metas e não promessas)…seria um bom método para ver o que está indo bem e o que não =]

Um grande abraço, e Feliz Ano Novo para todos!

2 responses to this post.

  1. Olá,

    Você deveria fazer mais posts.
    Trabalho como Analista de Redes e adorei a forma como você abordas os problemas do dia-a-dia dessa área.

    Responder

    • Posted by kanziel on 25/01/2014 at 11:18

      Oi Fabiola, tudo bem?
      Poxa, que bom que gostou! Tenho pensado bastante em escrever aqui, mas tá me faltando um pouco de coragem pra dar uma atualizada =P
      Sobre os problemas, tenho pensado em colocar alguns que tive esses dias e sofri um pouco pra achar a solução. O bom é que sempre tem alguém com o mesmo problema que o seu, né?
      Muito obrigado pela visita e pelo feedback…dá uma animada pra voltar a escrever =]

      Responder

Deixe um comentário

