CCNA Voice – Material de Estudos

Fala!

Consegui montar mais ou menos meu plano de estudos para o CCNA Voice. Digo mais ou menos porque levantei todo o material que creio ser necessário. Sempre pode surgir um ou outro livro/video que não tinha conhecimento e que ajuda demais nos estudos.

Bom, pra começar, encontrei no blog do INE um post sobre um cara que em 1 ano passou do CCNA Voice para o CCIE Voice. É sensacional, tendo em vista que ele estudava 4 horas por dia, e 4 dias por semana (16h/semana). Isso é bem menos que eu estudei só para tirar o CCNA. Não sei se cheguei a comentar aqui, mas nos dias de semana estudava cerca de 2-3 horas, e nos finais de semana chegava a 8 horas no sábado e 10 horas no domingo. E não é por falta de conhecimento…já trabalho na área, e por já estar “com a mão na massa” na maior parte do dia, acabei pegando alguns vícios que não são legais na hora da prova, por exemplo, digitar “wr” ao invés de “copy running-config startup-config“. Ou seja, eu sabia configurar e resolver os problemas, mas não sabia a teoria por trás disso. Acaba sendo um problema, pois o CCNA cobre muito mais a parte teórica do que a prática.

Aqui estão todos os materiais que levantei até agora para os estudos:

LIVROS

  • CCNA Voice 640-461 Official Cert Guide (Jeremy Cioara)
  • CCNA Voice Lab Manual

 

VÍDEOS

 

EQUIPAMENTOS/SOFTWARES

  • Home Lab
  • GNS3/Dynamips
  • Packet Tracer
  • Suite de Aplicativos Cisco (IPC, CME, CUCM, etc).

 

Aqui vão algumas explicações sobre o material:

Os livros comprei pela Amazon…o valor e o tempo de entrega foram bem melhores do que comprar por aqui. Os vídeos da INE são de graça, então ponto nesta parte. Os vídeos do CBT Nuggets vou assinar somente depois de encerrar a leitura do livro e os vídeos do INE.

Sobre o Home Lab, aí é que mora o problema. Vou ter que descolar uns IP Phones, um Switch PoE e um router 2800. Nisso vai uma grana relativamente alta…principalmente no switch PoE. Ah, esqueci também que nesse tempo vai umas FXO/FXS e se der, uma placa E1, caso contrário vou ficar só nos simuladores mesmo. Na verdade, acho que só vou ter um Lab legal de Voice quando for pra tirar o CCNP Voice, porque até juntar grana e comprar o que preciso, já pasou o tempo de tirar o CCNA Voice…então acho que vou acabar só nos simuladores mesmo =/

Bom, é isso aí. Vou dar uma pesquisada no plano de estudos e decidir qual caminho seguir nesta parte. Daí quando estiver com tudo pronto, faço um post sobre isso.

 

Abraços!

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Estou estudando para o CCNA Voice e já comprei os 2 livros porém não sei como usar o CCNA Voice Lab Manual, onde você conseguiu essa suite de aplicativos Cisco?

    Responder

    • Posted by kanziel on 18/11/2014 at 18:08

      Olá Thalita, tudo bem?
      A Suite de Aplicativos você consegue nos torrents da vida, ou se sua empresa possui o Call Manager vc pode pegar as midias. Com a mídia do Call Manager você tbm tem o Unity Connection. A licença demo você consegue no site da Cisco (https://www.cisco.com/go/license).
      O Lab Manual eu usei com meu Lab, pois já tinha um 2801 e 03 IP Phones, e isso me ajudou muito. Caso não tenha como testar com equips reais, aconselho utilizar o GNS3 + VMware, conforme descrito nesse link: (http://www.blindhog.net/category/voice-lab/). Caso tenha alguma duvida, me mande um e-mail: elciocamargo@gmail.com.
      Abraços, e obrigado pela visita!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: