Archive for outubro \13\UTC 2013

CCNA Voice – Material de Estudos

Fala!

Consegui montar mais ou menos meu plano de estudos para o CCNA Voice. Digo mais ou menos porque levantei todo o material que creio ser necessário. Sempre pode surgir um ou outro livro/video que não tinha conhecimento e que ajuda demais nos estudos.

Bom, pra começar, encontrei no blog do INE um post sobre um cara que em 1 ano passou do CCNA Voice para o CCIE Voice. É sensacional, tendo em vista que ele estudava 4 horas por dia, e 4 dias por semana (16h/semana). Isso é bem menos que eu estudei só para tirar o CCNA. Não sei se cheguei a comentar aqui, mas nos dias de semana estudava cerca de 2-3 horas, e nos finais de semana chegava a 8 horas no sábado e 10 horas no domingo. E não é por falta de conhecimento…já trabalho na área, e por já estar “com a mão na massa” na maior parte do dia, acabei pegando alguns vícios que não são legais na hora da prova, por exemplo, digitar “wr” ao invés de “copy running-config startup-config“. Ou seja, eu sabia configurar e resolver os problemas, mas não sabia a teoria por trás disso. Acaba sendo um problema, pois o CCNA cobre muito mais a parte teórica do que a prática.

Aqui estão todos os materiais que levantei até agora para os estudos:

LIVROS

  • CCNA Voice 640-461 Official Cert Guide (Jeremy Cioara)
  • CCNA Voice Lab Manual

 

VÍDEOS

 

EQUIPAMENTOS/SOFTWARES

  • Home Lab
  • GNS3/Dynamips
  • Packet Tracer
  • Suite de Aplicativos Cisco (IPC, CME, CUCM, etc).

 

Aqui vão algumas explicações sobre o material:

Os livros comprei pela Amazon…o valor e o tempo de entrega foram bem melhores do que comprar por aqui. Os vídeos da INE são de graça, então ponto nesta parte. Os vídeos do CBT Nuggets vou assinar somente depois de encerrar a leitura do livro e os vídeos do INE.

Sobre o Home Lab, aí é que mora o problema. Vou ter que descolar uns IP Phones, um Switch PoE e um router 2800. Nisso vai uma grana relativamente alta…principalmente no switch PoE. Ah, esqueci também que nesse tempo vai umas FXO/FXS e se der, uma placa E1, caso contrário vou ficar só nos simuladores mesmo. Na verdade, acho que só vou ter um Lab legal de Voice quando for pra tirar o CCNP Voice, porque até juntar grana e comprar o que preciso, já pasou o tempo de tirar o CCNA Voice…então acho que vou acabar só nos simuladores mesmo =/

Bom, é isso aí. Vou dar uma pesquisada no plano de estudos e decidir qual caminho seguir nesta parte. Daí quando estiver com tudo pronto, faço um post sobre isso.

 

Abraços!

Anúncios

Preparação – CCNA Voice

CCNA Voice CertificationEssa semana comecei os preparativos para a certificação CCNA Voice (ICOMM 640-461). Estou correndo atrás de todo o material de estudo e equipamentos para dar uma incrementada no Home Lab (postado neste link), que já decara está dando trabalho. Vou ter que escolher entre comprar os IP Phones com fonte PoE, ou comprar um Catalyst 3550 PoE.

Estava vendo o blue print da prova e batendo as informações no fórum do TechExams, e acabei comprando o livro CCNA Voice 640-461 Official Cert Guide, que é escrito pelo Jeremy Cioara. Pra quem teve como base de estudo para o CCNA os vídeos do CBT Nuggets, sabe que o Jemery tem uma didática espetacular, pois as explicações são simples e objetivas. Existe um pacote de CCNA Voice no CBT Nuggets, mas estou decidindo se vai entrar ou não no meu plano de estudos. O livro foi a primeira coisa que comprei, e creio que deve chegar nas próximas semanas (já que a porcaria dos Correios está de greve =/ )

De acordo com a galera que fez a prova, o ICOMM tem uma duração de 90 minutos, com 60-70 questões e uma nota de corte de 780. Nota de corte um pouco abaixo do CCNA, e com umas 10-20 questões a mais…o foda é que o tempo continua o mesmo. Sobre a nota de corte, acho que daqui pra frente as provas serão um pouco mais “fáceis” de passar, uma vez que o conteúdo é de uma carreira específica, e não de um nível Entry/Associate como é o CCNA Routing & Switching. Temos uma base de como funciona uma rede de pequeno/médio porte, e agora vamos focar somente em VoIP.

Bom, é isso aí. Vou buscar o material e montar o plano de estudos, e no próximo post mostro como será esta nova jornada.

Abraços!